Invicto, Tyler McGuire vence veterano Luis Sapo por decisão unânime no ONE FC
Especialista na luta de chão, americano mantém o brasileiro sob controle em boa parte da luta em Kuala Lumpur, na Malásia, e chega à 11ª vitória em 11 lutas na carreira
Por Combate.com, Kuala Lumpur, Malásia
13/07/2018 12h17 Atualizado há 1 hora
Realizado nesta sexta-feira em Kuala Lumpur, na Malásia, o “ONE FC: Pursuit of Power” teve a presença do veterano brasileiro Luis Sapo no seu card principal. Com um dos maiores cartéis entre os brasileiros no MMA – soma 64 vitórias, agora 11 derrotas, um empate e uma luta sem resultado – o paraense teve pela frente o invicto americano Tyler McGuire, que havia vencido todas as suas dez lutas como profissional. Mostrando um bom jogo de chão e evitando a trocação do brasileiro, McGuire manteve a sua invencibilidade, derrotando Sapo por decisão unânime dos juízes após três rounds.
A luta começou com McGuire e Sapo trocando golpes no centro do cage. O americano encurtou a distância e derrubou o brasileiro, ficando por cima no chão. Sapo livrou-se da posição e tentou uma chave de perna reta, que foi defendida por McGuire. Após a luta voltar a ser disputada em pé, o brasileiro aplicou uma queda de judô, mas o americano girou no chão e desferiu duas joelhadas no corpo de Sapo antes de voltar a ficar por cima no chão. Na meia-guarda, McGuire golpeava o brasileiro a aplicava joelhadas na cabeça, o que é permitido pelas regras do ONE FC. Sapo se defendia, mas não conseguia agredir o rival, pela posição em que se encontrava. O brasileiro conseguiu raspar o americano e voltar a lutar de pé nos segundos finais, mas não conectou nenhum dos golpes que tentou até o intervalo.
O segundo round começou com McGuire buscando os chutes altos rodados, preparando o terreno para tentar levar a luta para o chão. Mostrando confiança, o americano ensaiou caminhar pela grade para executar um chute alto, ao estilo Anthony Pettis. O brasileiro mantinha a concentração, e após tentar uma cotovelada dupla giratória, derrubou o americano. McGuire conseguiu inverter a posição e montou em Sapo. O brasileiro deu as costas ao rival, que aplicava golpes seguidos buscando abrir o bloqueio de Sapo para tentar o estrangulamento. A 40s do intervalo, o brasileiro explodiu e conseguiu tirar McGuire das suas costas para tentar novamente uma chave de perna. Mas o americano livrou-se da posição e voltou a pressioná-lo na guarda, ficando por cima no chão até o fim do round.
No terceiro e último round, logo nos primeiros segundos, os dois lutadores trocaram chutes baixos, e Sapo acertou a região genital de McGuire, que teve alguns segundos para se recuperar antes de voltar ao combate. Ambos tentaram chutes altos, mas o americano acidentalmente acertou o dedo no olho do brasileiro, que precisou ser examinado pelo médico do evento. De volta à luta, Sapo manteve a estratégia de aplicar chutes, mas McGuire aproveitou a primeira chance que teve para derrubá-lo e levar a luta para o chão novamente. Aproveitando o cansaço do brasileiro, o americano ficou na posição de 100kg até a marca de um minuto para o fim. Sapo explodiu novamente e desvencilhou-se de McGuire, voltando a lutar em pé e buscando a trocação para tentar o nocaute. McGuire controlou a distância e evitou o contato com o brasileiro até o fim, garantindo a vitória por pontos.